quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

- Driving Design -

Califórnia-EUA conhecida por ser um local onde sempre foi trabalhada a criatividade devido a produções cinematográficas de Hollywood agora está sendo considerada a nova capital do automóvel,é nesse imenso berço criativo que se encontram os estúdios de design das principais montadoras.
Harley Earl um aficcionado por aeroplanos,aviões,caças e máquinas futuristícas é considerado o pai do Design Moderno de Carros,ele foi o pioneiro em criar modelos em 3D feitos em argila,técnica usada até hoje em estúdios.
Na conceituada escola americana Art Center College Design além de estudos sobre arte e teorias em geral, são utilizados programas de PC bem avançados como StudioTools aperfeiçoado com base no Maya da Alias que também é muito utilizado na indústria de filmes e animações em 3D,com o ST pode-se ter uma idéia de como ficará o projeto em determinado ambiente e com especifico acessório,sabe-se se ficou horrível ou lindo,o que é fundamental,precisa transmitir prazer e chamar a atenção das pessoas.

















Para conseguir esse efeito é preciso muito criatividade,alguns designers inspiram-se em v
árias fontes de idéias,algumas vezes elas surgem de-repente sem querer mesmo,inspirações em animais,arquitetura,conceitos,aviões como HE já fazia...depende da idéia que cada projeto quer apresentar,seja ela de agressividade,ação,luxo,clássicos,o importante é que seja bonito.
No momento de partir para a prática designers,engenheiros e montadoras avaliam cada peça,acessório em várias reuniões e testes simulando o desgate real com peças modelos para corrigir possíveis erros no comportamento do carro.
Para ser produzido um veículo cujo projeto foi aprovado precisa-se de +ou-20horas de interação entre homens e robôs ligados a PC´s em uma montadora como por exemplo a Toyota.
No mesmo momento em que se faz um carro em outro lugar simultaneamente são projetados outros modelos,alguns que poderão sair do forno só daqui uns 30anos talvez,outros daqui a 2anos,mas todos pensando na funcionalidade e praticidade que oferecerão aos seus clientes,pensando em novas tecnologias,motores não tão poluentes,modificações para se adaptar ao perfil de cada usuário que sejam feitos de forma rápida e fácil.

Um comentário:

Wendel Azevedo disse...

links sobre o assunto que eu estava me esquecendo de por:
http://www.factoryoffactories.com/fof_br/vehyclesdes_br.htm

http://www.br.rhodia.com/cws/news_detail.jsp;jsessionid=GWff8JZryvl9w1qQvjnFrw0VzbVB09lH9tT8YRSmnpRyx50PrG1L!2849564?CONTENT%3C%3Ecnt_id=10134198673420750&FOLDER%3C%3Efolder_id=9852723696668872&bmUID=1188470624087&bmLocale=pt

http://www.gnfcnf.org.br/site/scripts/noticias/design.asp