quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Driving Design

O documentário conta a história da criação de carros na Califória, a nova capital do design automotivo no mundo. Fala, também, sobre Harley Earl, visto como o verdadeiro inventor de todo o processo de design de carros que temos no momento.

Foi Harley que criou uma nova maneira de ajudar a visualizar os designs, um proceso mais bem descrito pelos cientistas como pensamento cognitivo espacial, dando formas tridimensionais aos seus carros através de modelos de argila, técnica ainda usada por designers do mundo todo, inclusive por alunos da famosa Art Center College Design, localizada em Pasadena, Califórnia, e creditada mundialmente como uma das instituições líderes em design gráfico e desenho industrial.

Auxiliados por computadores e novas tecnologias, os designers têm, hoje, mais liberdade do que nunca. É possível abrir portas e janelas e até mesmo caminhar ao redor de um carro que ainda nem existe. Isto mostra como o design gráfico está mudando o processo de criação. Mas computadores não geram idéias, o que eles fornecem é o potencial para transformar idéias em realidade.

Os modelos certamente continuarão mudando; novas tecnologias ajudarão os designers a redefinir tanto a forma quanto a função do automóvel; computadores mais potentes tornarão o processo de design e fabricação mais rápido e mais preciso. Uma constante entre todas essas mudanças é que, cada vez mais, designers, engenheiros e fabricantes encontrarão novas formas de combinar arte e ciência.

Links interessantes:
A Era Moderna: Reinventando o design Chrysler
Design de produto gestual ou digital?
O rendering automotivo: manual ou 3D

Nenhum comentário: