sexta-feira, 26 de outubro de 2007

ANIMAÇÃO DIGITAL EM 2D E 3D

A história da animação digital é diretamente relacionada com a história da computação gráfica, pois logo com os primeiros dispositivos disponíveis já foram percebidas as possibilidades de uso para geração de ilusão de movimento.
A animação computacional mais comum hoje é em 3D, porém alguns produtores utilizam técnicas em 2D ainda, temos que lembrar que antes de mais nada essas são as sucessoras digitais da técnica de animação por stop motion; a figura animada é modelada no monitor e "vestida" com um esqueleto virtual para posteriormente serem incorporados os membros dos personagens como olhos, bocas, roupas, e até dedos em casos mais detalhados que são movimentadas pelo animador para finalmente a animação ser renderizada.

Alguns programas usados para esse tipo de animação:
BLENDER

É um famoso programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, aplicação de materiais (mapping), renderização e animação, de modelos tridimensionais, e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros. O filme “HOMEM ARANHA-2” utilizou o Blender primeiramente para criar animações e pré-visualizações para o esboço das cenas.
O Blender está disponível para diversos sistemas operacionais, tais como: Microsoft Windows, Mac OS X, Linux, Solaris, FreeBSD, BeOS, Darwin, iPAQ e IRIX.

3ds MAX

É um programa de modelagem tridimensional (ou modelação 3D) que permite renderização de imagens e animações. É usado em produção de filmes de animação, vinhetas e comerciais para TV, maquetas eletrônicas e na criação de qualquer mundo virtual.

Com o 3ds Max podemos gerar renderizações de alta qualidade, com luzes, sombras, transparências, etc. Com a renderização é possível criar imagens fotorealisticas, simulando ambientes, cenários e outros recursos, mas o 3ds Max não fica só nisso, permite também a criação de personagens, vinhetas e muito mais.




SOFTIMAGE|XSI

É um programa de gráficos 3D usado predominantemente em filmes, jogos e na indústria de publicidade, para a produção de ambientes e cenas 3D.

Entradas animáveis podem ser mixadas, misturadas nesse programa, ele pode ser usado para customizar a criação de personagens, animação, e edição também.


3D CANVAS

É mais um famoso programa de modelagem e animação 3D que incorpora uma interface com suporte arraste-e-solte.
Usando as ferramentas de modelagem de objetos de 3D Canvas, você poderá criar complexos modelos a partir de outros mais simples. Estas ferramentas trazem todo o necessário para deformar, esculpir e pintar objetos 3D.
A animação pode ser criada frame a frame, vista em tempo real, ou gravada a um arquivo AVI, Canvas 3D é capaz de importar os formatos de modelos mais populares.


2 comentários:

Daniel Confortin disse...

Bem, software é uma questão na qual sou suspeito de falar, mas o blender detona! =D o resto está fadado ao ostracismo...

Wendel Azevedo disse...

Pois é galera,o Confortin tá certo até de mais nesse ponto,o Blender é show, os outros que citei não deixam barato também,estão na lista de grandes produtores e empresas especialiadas(maioria da terra do tio Sam-{Eua})no assunto,mas tem um "pequeno" porém: NÃO SÃO SOFTWARES LIVRES,o que torna-os mais complicado para ter acesso e tal.