domingo, 12 de agosto de 2007

Textos sobre Design

Leonardo Nardes do Nascimento:

O Conceito de Design

O design é uma atividade especializada de caráter técnico-científico, criativo e artístico, com idéias de criação e desenvolvimento de projetos de objetos e mensagens visuais que equacionam sistematicamente dados ergonômicos, tecnológicos, econômicos, sociais, culturais e estéticos que atendam a todas às necessidades humanas.
Assim, o design é uma atividade envolvendo uma ampla faixa de profissões, das quais produtos, serviços, comunicações gráficas, decoração e arquitetura fazem parte. Juntas, essas atividades deveriam elevar, de um modo harmônico e orquestrado com outras profissões, o valor da vida.
Portanto, o termo “designer” refere-se a um indivíduo que pratica uma profissão intelectual, e não apenas um serviço executado para empresas.

Joice Zwirtes:

Design? É....Design!!!

O desenvolvimento de projetos, aliado à criatividade, geralmente voltado a determinada função como solução de um problema, e de modo geral com o objetivo de atender as necessidades das pessoas, entende-se por Design.
E?
Para formular um conceito sobre “O que é Design”, precisa de sensibilidade e entendimento em relação ao seu verdadeiro papel na sociedade. Por isso eu diria que não é tão simples assim. O Design envolve uma ampla faixa de profissões, onde produtos, serviços, comunicações gráficas, decoração e arquitetura fazem parte. Juntos todas essas atividades com outras profissões devem elevar de forma harmônica o valor da vida. Ser designer não é fechar-se ou limitar-se a determinadas áreas, existe antes de tudo o compromisso social que leva a um enfoque direcionado as principais necessidades do ser humano e do mundo. É preciso ser atuante, atento, objetivo, criativo, autêntico sem esquecer as necessidades da sociedade e os valores culturais que impulsionam e fazem valorizar seu trabalho de criação.
O conceito técnico que da ao Desing somente características programáticas e projetuais, infelizmente não traduz nem enfoca seu real sentido. O designer atual precisa mudar esse conceito, somente vivenciando seu papel em sociedade, com real sensibilidade as necessidades do mundo, se construirá um modelo de sociedade mais humano, seu principal compromisso é com a vida.

Tiago Nolasco:

O QUE É DESIGN

Eu definiria, a questão sobre o que é DESIGN, como sendo uma atividade, criativa, que tem como principal finalidade, estabelecer, as qualidades de um objeto, ou produto em questão a ser desenvolvido pelo profissional, DESIGNER.
Desde, a elaboração da concepção do pensamento do projeto, até a sua execução, vizando assim, buscar sempre em sua linha de pensamento, a satisfação desejada, para que possa atingir todas as necessidades do ser humano, para um bem comum.
O profissional, designer, tem muitos campos em que pode atuar no mercado de trabalho nos dias de hoje, é uma profissão que vem a cada dia crescendo, consolidando-se a cada dia.

Um comentário:

Daniel Confortin disse...

Postei todos juntos mas vou comentar individualmente por e-mail =) De qualquer forma, parabéns para todos que enviaram!