sábado, 18 de agosto de 2007

Rockers expõe 270 fotos de astros das últimas décadas

Tina Turner e Sex Pistols são alguns dos fotografados por Bob
Gruen




Começou a exposição do trabalho do fotógrafo Bob Gruen, em São Paulo. A mostra, chamada Rockers, traz em 270 ampliações os retratos que ele fez de cantores e bandas de rock desde os anos 70. Estas fotos estão reunidas num livro lançado pela editora Cosac Naify e pela primeira vez ganham uma exibição num grande museu. Ao jornal Folha de São Paulo, Bob Gruen disse: "É a primeira vez que faço uma exposição em museus. Já exibi em galerias, com no máximo 80 fotos. Mas essa exposição tem 270, nove seções e cinco trilhas sonoras. Nunca vi nada assim para a fotografia nem para o rock."
Os retratos são fiéis a personalidade de cada astro fotografado. Bob Gruen foi amigo do casal Lennon e Yoko e tinha intimidade com o meio em que trabalhava. Além do livro Rockers, já tem publicado ensaios com a banda The Clash e um livro só com fotos de John Lennon em Nova Iorque entre os anos de 1972 e 1980. Parte dessas fotos estão na mostra que fica aberta ao público até o dia 1 de julho e tem entrada gratuita.
No Museu da Arte Brasileira, na FAAP, há quatro imagens gigantes numa lona de seis metros e uma centena de ampliações de um metro quadrado. Tudo espalhado num grande salão escuro que conta a história do rock and roll pelo ângulo de quem o protagonizou. Tem fotos dos Rolling Stones, de Tina Turner no camarim, da Cher ainda nova, do Rod Stewart e até do Supla, que é amigo do fotógrafo e curador da exposição.Na noite de abertura, dia 15, estavam lá o senador Eduardo e a ministra Marta Suplicy, além de figuras do rock nacional como Syang e o Skank. Na varanda da FAAP, entre estudantes da faculdade, se amontoava uma porção de gente para conseguir uma das taças de espumante que os garçons conseguiam carregar. O livro com as fotos expostas custa R$ 69,00 e tem 220 páginas.

5 comentários:

Ana Goul disse...

Poisé gente, achei interessantissimo essa reportagem, na verdade estava eu pesquizando para proima aula de quarta quando ouvi na radio e pesquizei na web, pra saber mais do assunto, eu iria fazer um resumo proprio , mas achei essa materia resumia e objetiva, muito boa.Para os fãs de Fotografia e Rock.

(Nao reparem os erros, bebi algumas a mais aqui, rsrsrs)O rum sempre acaba....

Getulio disse...

Sid Vicius sempre bem nas fotos...
rsrsrsrsrsrs
=D
Salve o punk rock...
melhor estilo de musica!!!!

Carolis disse...

Mazaaaaa Ana agora sim adorei o post!!!
Realmente temos algo em comum..muito show
havia visto alguma coisa...mas nao lembro aonde
foi ótimo ver mais detalhado assim!!
Ateh segunda garota \o/

Daniel Confortin disse...

Verdade, nunca há Rum suficiente! Damned!
Eu tenho o livro da Cosac =D
Vai ter muito disso próxima aula... especialmente punk... o verdadeiro, o legítimo, o contracultural... não essas meleca da califórnia q andam por ae... q descambo em emo.

Ae Ana, tah me surpeendendo! =)

Tem um livro q saiu tb só com fotos dos stones... bom tb

Relampiando disse...

Ja vi esse livro d fotos, mt bom msm, e como diria o G.B.H
"RIsing ashes the phoenix lives"
layout muda mas o underground permanece na luta.