domingo, 12 de agosto de 2007

Design, o poder do belo

Essa matéria foi publicada na revista Veja de 26 de Maio, sobre a importância do design.Apesar da matéria não ser direcionada ao design brasileiro, acreditamos ser muito valido para a divulgação de nossa profissão que é tão pouco reconhecida no Brasil.

Só as pessoas fúteis não fazem julgamentos baseados na aparência. O verdadeiro mistério do mundo são as coisas visíveis, não as invisíveis." A frase acima, escrita pelo autor irlandês Oscar Wilde , atravessou um século sendo repetida apenas como uma provocação e soando para muitos quase como um insulto. A arte de fazer coisas belas, o design, tornou-se um componente vital da economia moderna. No mercado de trabalho em empresas de ponta e altamente competitivas, os designers são hoje mais bem pagos e admirados do que os engenheiros e administradores. Um dos primeiros estudiosos a detectar e explicitar essa tendência foi o guru econômico americano Tom Peters. Diz ele: "Posso escrever sem esforço uma centena de situações em que o design é decisivo no mundo. Ele varia da aparência física de um quarto ao artista que faz a maquiagem de um apresentador de televisão. As pausas e os improvisos brilhantes nos discursos de Winston Churchill e os computadores da Apple são materializações de excelência no design. O design é tudo aquilo que torna uma coisa cotidiana mais usável ou desejável. Eu diria que viveremos daqui para a frente em um mundo em que a forma das coisas adquirirá mais e mais poder".(Gustavo Poloni e Rosana Zakabi)



Oscar Wilde



4 comentários:

Daniel Confortin disse...

Ótimos textos, só acho que vc deveria ter dividido em mais posts e ilustrado mais com algumas imagens, de toda a forma, parabéns pela iniciativa de postar! =D

Adelita Agoston disse...

Professor vou dividir....vai ficar mais legal....

Daniel Confortin disse...

Bom, vai ficar legal! Faltam os outros agora =) todos são bons!

Adelita Agoston disse...

vou colocar,pode deixar....