terça-feira, 21 de agosto de 2007

ALEMANHA - GERMANY

Um show de Design

A Alemanha (nome oficial: República Federal da Alemanha, em alemão: Bundesrepublik Deutschland) é um país localizado na Europa, membro fundador da União Européia, membro da NATO e do Grupo dos 8.
O estado alemão é uma república federal parlamentarista com 16 estados federais e com 82 milhões de habitantes é o país com a maior densidade populacional da Europa. Desde 1995 a Alemanha participa do Acordo de Schengen. A capital é Berlim e a língua nacional oficial é o alemão.


BANDEIRA
BRASÃO DE ARMAS


AS MARAVILHAS


*A estrela de três pontas:
Uma das marcas mais cotadas do mundo, a Mercedes Benz,hoje sinônimo de luxo,esportividade,confiança e potência tem uma história que se confunde com a do próprio automóvel.Após a fusão com a norte-americana Chrysler, o conglomerado é uma das maiores potências globais do setor automotivo.
Suas origens remontam às duas últimas décadas do século 19, época em que Gottfried Daimler e o engenheiro Carl Benz realizavam, cada um por si, tentativas de adaptar o motor de quatro tempos, patenteado por Nicolaus Otto e concebido para máquinas estacionárias, para utilização em engenhocas automotivas.
Daimler obteve a 29 de agosto de 1885 a patente para um veículo motorizado de duas rodas, com velocidade de 8 km/h, o precursor da motocicleta. Poucos meses depois, a 29 de janeiro de 1886, foi a vez de Benz obter o registro para um veículo automotivo à base de gasolina, passando a ser considerado construtor do primeiro automóvel.


Algumas máquinas que tem o privilégio de ter a estrela como símbolo:
O 'Flecha de Prata' da Mercedes, com o qual Juan Manuel Fangio se tornou campeão mundial de Fórmula 1 em 1954 e 1955.
O novo Mercedes SLR McLaren, apresentado na IAA de Frankfurt de 2003.
Essas são apenas duas das centenas de provas que temos da qualidade,ousadia e ótimo bom gosto do grupo de Designers eleitos pelo MB.



O SIMPÁTICO VALENTE:
Fusca, Fusquinha, Fuscão. Em todas suas variedades, o simpático carrinho – tão querido de Hitler – conquistou os corações de milhões de motoristas. E continua vivendo até hoje, no New Beetle e em alguns exemplares do Fusca que nós brindam com suas presenças nas ruas e até nas pistas em alguns casos.

Desenho atribuído a Hitler, mostrando sua concepção do carro popular alemão.

O novo Fusca,o NEW BEETLE.

Neste momento em que fazem a leitura desse texto muitos devem estar pensando que quem o escreveu é um maluco,ok? Pode até ser,mas não pelo motivo que pensam,o de: dizer que o velho VW não é um modelo clássico de bom DESIGN,isso não admito!!
Eu achei muito interessante: o DESIGN simples,visual harmonioso e limpo,a funcionalidade e bravura(parece até um BRAZUCA de nascença) e custo barato do FUSCA. Por isso acho ele um ótimo exemplo de Design para a época que foi criado.
Já no caso do NB,esse sim faço algumas críticas e elogios diferenciados do que fiz ao FUSCA. Quanto ao DESIGN ele é lindo,tanto é que foi desenhado pelo mesmo criador do grande Audi TT, o NB exibe um ar mais luxuoso e moderno,enquanto o ATT é pura esportividade. Minha critica é pelo fato de chamar o veículo de NOVO FUSCA, pode isso? Só porque tem linhas redondas e emblema VW posso chamar de FUSCA? Tudo bem que seja algo não comparável e nem que ele seja sucessor, mas que o NB não tem nada de FUSCA isso ele não tem!



AS 4 ARGOLAS:
Simbolizam a fusão consumada em 1932 entre quatro fabricantes de veículos automotivos até então independentes: Audi, Horsch, DKW e Wanderer.
Hoje membro do grupo VW,composto por: VW,AUDI,SKODA AUTO E SEAT, a marca AUDI é como um sinônimo direto dos milionários mais pobres de: STATUS,PODER,LUXO E FORÇA. Me referi ao termo mais pobres levando em conta concorrentes como: FERRARI, MERCEDES BENZ, PORSCHE, LAMBORGHINI e outras marcas que também sabem oferecer carros no mesmo nível e geralmente com preços mais elevados do que a AUDI oferece.
Audi A6: novo modelo de sucesso da montadora.
Audi TT, criado pelo mesmo projetista do VW NB,esse é um modelo esportivo, veloz, com tecnologia de ponta e uma dose menor de luxo, mas suficiente para agradar quem compra.

AUDI para a maioria dos mortais, pessoas como eu que não estão com possibilidades de ter um dos carros dessa marca na garagem significa muito, é como descrevi acima, é luxo, status e tudo mais, com o melhor DESIGN que possamos imaginar, linhas simplesmente perfeitas, atrativos por todos os lados ou ângulos que se veja, eu considero como uma boa opção de veiculo para um público que busca um carro nesse nível, que eu qualifico como : menos que FERRARI e mais do que vários VW GT,GTI,FIAT,FORD que muitas vezes apresentam máquinas sensacionais mas porém com um DESIGN não tão bem elaborados como os da AUDI.


Bayerische Motoren Werke (Fábrica de Motores da Baviera) :
Foi fundada em 7-3-1916 a Fábrica de Aviões da Baviera, mas essa não continuou com as mesmas atividades, começaram a fazer também motores para barcos, caminhões e por pouco tempo novamente para aviões. O logotipo da BMW, é inspirado nas aeronaves, que lembra uma hélice em rotação vista de frente. O azul e o branco que se alternam nos campo do círculo são as cores do Estado da Baviera.
BMW SÉRIES 3 BLACK.

A charmosa e elegante BMW, tem traços similares e quase que feitos propositalmente iguais aos da MERCEDES BENZ a sua rival.
Também tido como status, prazer e imponência, a marca das 3 letras oferece mais veículos de luxo, performances e visuais discretos que agradam executivos, presidentes, senhores ricos em geral. Também é digna de uma linha muito vasta e orgulhosa de esportivos rápidos e confortáveis, tanto em carros ON e OFF – ROADS.
O grande trunfo do seu ótimo DESIGN acredito eu que seja as suas linhas marcantes, imponentes, dando sempre a impressão de que quem está a bordo quer ser notado e respeitado onde está.

Que água na boca...Carl H. Knorr começou com uma loja de especiarias, da qual resultou uma grande fábrica de sopas instantâneas, molhos e temperos. Hoje, a Knorr uma das principais marcas da Bestfoods, que a Unilever incorporou.
No Brasil, os primeiros caldos e sopas foram lançados em 1961, sendo fabricados inicialmente no Cambuci, em São Paulo. Em 1993, a Knorr incorporou a Cica. Empresa genuinamente brasileira, fundada em Jundiaí (SP) em 1941, a Cica é uma das maiores produtoras de alimentos do país. Um de seus mais antigos produtos é o extrato de tomate Elefante, que continua liderando o mercado brasileiro nesse segmento. Hoje, a Cica possui fábricas em Rio Verde (GO), Patos de Minas (MG) e Valinhos (SP).
Como que a KNORR ainda é uma das líderes em vendas e em lembranças de marcas de alimentos pelas donas de casa?? Alguma colega cozinheira pode me ajudar??
Bom já que o meu ponto forte não é falar do produto em si, vou dizer porque então de escolher a KNORR como MARAVILHA ALEMÃ:
1*Embalagens: consideradas práticas, pequenas e bem ao estilo que se acomoda na cozinha de qualquer dona de casa.
2*Visual da marca sem muitos atributos de clonagem ou cópia de outras marcas, o que valoriza mais o DESIGN das embalagens e da própria empresa mostrando que o consumidor gostou e aprovou.
3*A identidade KNORR: é inconfundível para qualquer pessoa, seja ela um PROFESSOR NOVATO DE DESIGN DA ULBRA ou a melhor cozinheira de todas, o trabalho feito pela equipe de DESIGN é sensacional, pois é um formato limpo e que as pessoas gravam com facilidade.


Ah, claro que as pessoas que vivem na ALEMANHA são lindas, tanto como as que vivem no BRASIL, mas não é por isso que vão viver em nudez né?
Vamos ver o que eles usam e apresentam para o mundo todo.
FELINO :
Poucos sabem, mas duas grandes concorrentes de roupas e acessórios esportivos já foram uma só empresa. A PUMA foi fundada em 1948, depois de passar 24 anos produzindo calçados esportivos na mesma fábrica que a ADIDAS.
Atualmente a marca do felino é admirada por crianças, adolescentes e adultos. Atores de Hollywood admitem ser fãs da Puma. Madonna já apareceu usando Puma, sem receber por isso.
Após passar por grandes crises, em meados dos anos 90, a Puma conseguiu elevar seu capital em 20 milhões de marcos, chegando a um capital nominal de 70 milhões de marcos. O ano de 1994 foi o mais importante para a empresa, pois foi o primeiro em que ela conseguiu terminar com um saldo positivo desde sua entrada no mercado de ações: lucro de 25 milhões de marcos.
Em 1997 a distribuidora cinematográfica Monarchy Regency Enterprises adquiriu 25% da Puma, tornando-se maior acionista exclusivo da empresa. Um ano depois ela se uniu à norte-americana LogoAthletic, uma fabricante de roupas de esporte e fornecedora de uniformes para a Liga Nacional de Futebol Americano (NFL).
Não demorou muito para conseguir a liberação da NBA, e começar a fornecer uniformes para nove equipes de outro esporte conhecido na terra do Tio Sam, o basquete. Desde o ano de 2004, a logo marca enxerga na África um novo investimento. A maioria das delegações africanas são patrocinadas pela Puma. Isso faz com que Puma AG atinja os 5 continentes.
Longe dos gramados e quadras, a Puma não deixa a desejar. No atletismo diversos atletas testão seus limites com acessórios da marca, mas a grande aposta da empresa é a Fórmula 1, já que as grandes equipes, como Ferrari, BMW, Williams e Renault, também aderem a linha. Contratos com estilistas renomeados foram assinados, e cada vez mais a empresa cresce. Coleções esportivas agora dividiam espaço com coleções mais casuais, atingindo do público mais jovem ao mais velho. Hoje, a Puma se solidifica no mercado e cada vez mais aumenta o número de admiradores da marca. Ano após ano, a fábrica consegue fazer seus lucros chegarem a casa dos bilhões.
A Puma não só elevou seu faturamento, mas também fez do nome uma marca mundialmente conhecida. Os números da empresa também cresceram continuamente. Em 2003 ela fechou o ano com um balanço muito positivo: faturamento de 1,2 bilhão de euros.
Um exemplo do que foi dito sobre o fornecimento de material esportivo, hoje a PUMA patrocina o MELHOR TIME DE FUTEBOL DO MUNDO: O GRÊMIO!!!
Este é um boné da empresa ITALIANA FERRARI que é fornecido pela PUMA.

O que cativa cada vez mais pessoas e grandes empresas não é apenas a qualidade indiscutível dos produtos oferecidos, mas também a beleza, essa que nos remete logo aos termos luxo, exclusividade, requinte, esportividade, entre outros adjetivos que poderia citar. Mas como eles conseguem tudo isso?? É o excelente DESIGN, estilo e ousadia que a equipe de criação da empresa consegue fazer e apresentar ao publico certo.



AS 3 LINHAS:
Adolf Dassler, chamado de Adi, tinha apenas 20 anos, quando desenvolveu em 1920, com os poucos materiais disponíveis logo depois da Primeira Guerra Mundial, sapatos de pano especiais para corredores, levado pela idéia que o guiou durante toda sua vida: a de que cada atleta tivesse o sapato adequado para o esporte que praticava.
O sucesso do modelo serviu de incentivo para Adi Dassler, que logo desenvolveu sapatos para outras disciplinas do atletismo e chuteiras para futebolistas. Já em 1928 os esportistas alemães disputaram a Olimpíada de Amsterdã calçando sapatos especiais da oficina de Dassler, que nunca se cansou, até morrer em 1978, de buscar o modelo perfeito da chuteira, da bota, do tênis, o que se traduz em 700 patentes e modelos registrados em todo o mundo.
Com o país em escombros, após a Segunda Guerra Mundial, Adi Dassler retomou a produção com 47 funcionários, fazendo sapatos esportivos de lona e borracha retirada de vasilhames usados pelos americanos para armazenar combustível. Em 1947, juntou seu apelido com a primeira sílaba do sobrenome, criando a marca que logo se tornou símbolo de qualidade em todo o mundo: Adidas. As três listras foram acrescentadas como marca registrada no ano seguinte.
Maior variedade de artigos esportivos.
O sortimento de produtos nunca parou de crescer, incluindo a fabricação de bolas a partir de 1963 e de confecções esportivas desde 1967. Fundindo-se com o grupo Salomon, em 1997, após uma fase de fracassos financeiros, a Adidas-Salomon passou a congregar a maior variedade do mundo de artigos esportivos, que são vendidos sob diferentes marcas, num total de 600 modelos de sapatos e 1500 peças de confecção.
Embalada pelos bons resultados de 2002 — quando aumentou seu faturamento em 7% para 6,5 bilhões de euros —, a empresa quer deixar para trás sua maior concorrente, a Nike, e assumir a liderança mundial no setor de artigos esportivos.
Modelo de tênis para prática de espoortes e também para uso urbano da marca. Camisa do time de futebol PALMEIRAS patrocinado pela ADIDAS.

A abertura na Bahia de uma fábrica da gaúcha Disport, que fabrica para a Adidas no Brasil, insere-se em planos de aumentar e baratear a produção, de modo a abastecer também o mercado argentino. As importações de tênis fabricados na Ásia, que hoje perfazem 70% das vendas no Brasil, devem ser reduzidas, a médio prazo, à metade.
Graças a uma expansão nas vendas de 31%, em 2002, para a qual contribuíram sobretudo o Brasil, Argentina, Chile e México, a América Latina está no foco da Adidas nos próximos anos.
A marca das 3 linhas adquiriu no ano de 2005 a empresa REEBOK, RBK.

O que faz a ADIDAS ser uma grande potência que anda par a par com PUMA, NIKE e outras gigantes é sem dúvida sua qualidade, tradição e beleza dos produtos que oferece, sejam eles de linhas esportivas ou urbanas. O DESIGN dos produtos é muito chamativo, remete bem a esportividade e ao OLD – SCHOOL o que torna um diferencial, um estilo único.
Modelo de casaco no estilo OLD – SCHOOL.
Obs: o modelo da ADIDAS é o pioneiro nesse estilo, mas hoje já está sendo copiado por outras grifes, como a PUMA que também lançou peças de uniformes antigos chamados de RETRÔ, isso segundo muitas pessoas inspirados no estilo OLD - SCOOL apresentado pela ADIDAS.



LUXO ABSOLUTO:
Sinônimo de elegância e luxo, a HUGO BOSS é um produto "made in Germany" altamente respeitado no mundo da moda.
Fundada em Metzingen, em 1923, carrega no entanto um passado de envolvimento nazista.

Antes e durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa desenhou e produziu uniformes de tropas e oficiais da Wehrmacht e SS.
Ao longo de tantos anos, a marca foi se especializando em diversos segmentos e, por isso, lançou submarcas específicas. Para homens, Boss Black, Boss Green, Boss Orange, Hugo e Baldessarini; e para mulheres, Boss Black, Boss Orange e Hugo. As fragrâncias Hugo, Hugo Boss e Baldessarini são de propriedade da Procter & Gamble.
Em 1999, Boss Orange para homens foi lançado mais como uma tendência esportiva e casual, separando-se da imagem sofisticada do já conhecido Boss Black. Além disso, Boss Green foi criada para a venda de acessórios esportivos.
Além dessas marcas, surgiu também em 2004 a Baldessarini, no entanto com uma característica autônoma.
Como as demais marcas Hugo Boss, esta também vende roupas, sapatos, fragrâncias e acessórios, mas vai encerrar as operações por causa da nova linha Boss Black Selection, que acabou a superando.
Perfume que utiliza a marca HUGO BOSS, segundo revendedores e clientes os perfumes Boss masculino de Hugo Boss, tem um amadeirado refrescante, para homens modernos, sensuais e sofisticados. Suas notas combinam, bergamota, canela, gerânio, cravo-da-índia, madeira de cedro e vetiver.
Boné que tem estampado a marca HUGO BOSS e que é revendido nas lojas que trabalham com a grife.
Relógio de pulso masculino com emblema da marca.
Modelo de bolsa feminina da marca, item da coleção FALL WINTER 2007, porém sem a estampa com o nome. O nome só é visto na etiqueta.
HUGO BOSS, ou simplesmente BOSS como é conhecido, é sinônimo de luxo em qualquer lugar, é o DESIGN moderno e elegante que fazem com que os produtos que levam sua marca sejam reconhecidos por aquelas pessoas que realmente tem bom gosto e estão dispostos a pagar o que for necessário por eles.

FONTES :
DW : http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,1465674,00.html
WIKIPÉDIA : http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
MERCEDES BENZ : http://www.daimlerchrysler.com.br/default.htm
http://www.mercedes-benz.com.br/
AUDI : http://www.audi.com.br/
BMW : http://www.bmw.com.br/
KNORR : http://www.knorr.com.br/
PUMA : http://www.puma.com/pindex.jsp
ADIDAS : http://www.adidas.com/br/shared/home.asp
REEBOK : http://www.rbk.com/rbklaunch.aspx?country=us
http://www.torcidarbk.com.br/
HUGO BOSS : http://www.boss.com/
http://www.hugoboss.com/

3 comentários:

Wendel Azevedo disse...

Peço desculpas para o sr. prof. e aos colegas por alguns erros de configuração nas imgens e letras,mas o que pude arrumar eu arrumei.
No próximo não haverá erros!

Daniel Confortin disse...

Parabéns pelo post Wendel, só peço que tome mais cuidado com algumas referências a Alemanha. Tive que cortar (desculpe) uma parte por associar o país ainda ao regime nazista... isso é muito grave, principalmente para os alemães atuais que lutam contra esse estereótipo.

Mas, sobre o post em si, bom resumo da contribuição alemã para a cultura material mundial... focando nas empresas... bem interessante mesmo! Valeu!

Wendel Azevedo disse...

Sr.professor:
1ºnão há necessidade de se desculpar. Quero eu pedir desculpas novamente,o sr. não fez nada além da sua obrigação que é nos orientar,foi legal de sua parte.
2ºcoloco esse meu erro como análise , para que sirva de exemplo para os colegas para que tomem cuidado em relação aos trabalhos,já pensou se fosse para uma empresa ou para imprensa?que fria eu ia me meter hein...
ufa!
obrigado pela dica e pelos elogios sobre o conteúdo.